sexta-feira, 30 de julho de 2010

fotógrafo luis humberto





"Uma pessoa descontente é um potencial criativo"

"Brasília: os lugares são plasmados para tempos de liberdade"

"Vale a pena um país que vale a pena, mesmo sendo fascinante é inviável"

"O cerrado é uma lição de como os diferentes convivem"

"Eu lego o futuro ao futuro, ele que resolva, eu fiz a minha parte"
(Luis Humberto)

Frases do Fotógrafo Luis Humberto que pesquei durante uma entrevista que fizemos na sua casa, para um trabalho audiovisual, numa bela manhã de sol e céu azul de Brasília.
" O céu é o mar de Brasília" (Lúcio Costa)

Luis Humberto
Hoje com 75 anos, nasceu no Rio e foi parar em Brasília em 1962. Começou a fotografar fazendo fotos do filho. Trabalhou na UNB, como professor de artes, até 1965, ano que aconteceu a demissão coletiva na UNB, época dura de ditaura militar no Brasil, um tempo de silêncio. A partir daí teve que correr atrás de outra vida profissional, passou pela Abril, Isto É, e chegou a diretor executivo da Fundação Cultural de Brasília, e em 1986, voltou pra UNB, mas continuou com a fotografia em paralelo. Contribuiu para a história recente do Brasil, nas últimas quatro décadas, deixando um legado de fotografias jornalísticas e poéticas. Quando perguntei qual era sua relação com a fotografia em Brasília, ele respondeu: “É a minha cidade, o palco onde rolou minha vida, lugar perfeito para fotografar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores